A importância do consumo de água mineral

A água possui um papel essencial na vida dos seres vivos, em nós humanos, ela representa de 40 a 80% da composição corporal. Esse líquido tão importante, participa de diversos processos que ocorrem em nosso organismo, contribuindo para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

A água realiza diversas funções no nosso corpo, como por exemplo, regulação da temperatura corporal, hidratação da pele, deixando-a mais bonita, combate aos fatores negativos do envelhecimento e melhora do funcionamento de rins e coração.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é aconselhado o consumo aproximado de 2 litros de água diariamente. A água em níveis baixos pode causar desidratação, câimbras, fadiga, pressão sanguínea irregular, dentre outros efeitos prejudiciais à saúde.

Um ponto importante a avaliar é a qualidade da água que você está bebendo. A água mineral é diferente daquela que vem da torneira e do filtro. Isso porque, a água mineral possui em sua composição íons, minerais como o magnésio, cálcio, sódio e potássio, e nutrientes essenciais para o corpo.

Essa mistura de elementos em sua composição, faz da água mineral ideal para o consumo regular. Ela promove muitos efeitos benéficos à saúde, como fortalecimento dos ossos e músculos, proteção do sistema neurológico, brilho da pele e nutrição dos cabelos.

Um aconselhamento dos nutricionistas é beber água “sem querer” e não apenas quando sentirmos sede. A razão disso é que, a sede é um sinal de alerta de desidratação do nosso corpo. Para evitar chegar a este ponto, o indicado é ir tomando água ao longo do dia.

Mantendo-se hidratado ao longo do dia

Uma boa saída para conseguir ingerir a quantidade de água necessária ao longo do dia, é carregar uma garrafinha com água. Assim, não sentirá sede e na medida que a água for acabando, você enche a garrafinha com mais!

Entretanto, é importante escolher bem a garrafinha que você armazena água e qual tipo de material a compõe.

As garrafas de plástico são as mais utilizadas devido à sua praticidade, porém, precisamos tomar cuidado com sua composição, pois algumas possuem o Bisfenol-A(BPA), uma toxina que faz mal ao nosso corpo e, posteriormente, ao meio ambiente quando forem descartadas.

Outro material do qual as garrafinhas podem ser feitas é o alumínio. Ele é reciclado em larga escala no Brasil e tem a vantagem de ser leve.

Porém, o zelo tem que ser redobrado porque garrafinhas de alumínio podem ser mais facilmente amassadas, além de algumas também possuírem BPA em sua composição.

Já as garrafas feitas de aço inox, possuem a vantagem de serem mais duradouras e não terem risco de contaminação por toxinas, sendo mais higiênicas e fáceis de lavar. Por outro lado, esquentam com mais facilidade, podem amassar e são mais caras.

Independente do tipo de garrafinha que você escolher, é primordial que ela esteja sempre limpa e higienizada. Além disso, mantenha-a sempre em lugar fresco, protegendo o bico onde você coloca a boca para beber a água.

Alternativas na hora de se hidratar

Algumas pessoas têm dificuldade em beber a quantidade de água aconselhada e, por causa disso, acabam não se hidratando de forma eficiente e sofrendo as consequências da desidratação.

Como alternativa, sugerimos as águas saborizadas. Uma forma diferente e gostosa de se hidratar, temperadas com diversos tipos de frutas. Dependendo dos ingredientes que você escolher, essa bebida de sabor agradável, além de hidratar, pode auxiliar na perda de peso e contribuir para uma maior ingestão de nutrientes.

Outra característica interessante da água saborizada é que ela é uma excelente opção para sair da rotina, sendo uma escolha diferente para festas ou reuniões em família e amigos. Não só pelo gosto, mas a aparência da bebida no contraste das cores das frutas também deixa o visual mais bonito.

A água saborizada com morango, por exemplo, pode ser feita da seguinte maneira: pegue 5 morangos frescos e coloque em 1 litro de água mineral. Se quiser, pode adoçar com algumas folhas de stevia ou manjericão e limão siciliano.

Tampe o recipiente com a água de morangos e deixe descansando por um dia ou uma noite na geladeira. Depois desse tempo, retire os morangos e sirva. O gosto é simplesmente delicioso!

Comentário